Massagem- Vantagens Para o Desenvolvimento Muscular

 













Em primeiro lugar, o que é a massagem?

Como definição podemos dizer que é a manipulação dos tecidos moles incluindo pele, músculos e fáscia, que é o tecido conectivo que envolve os músculos, para a melhoria das funções corporais, stress e alívio da dor.

A massagem é utilizada para reduzir aderências causadas principalmente pelos resíduos produzidos pelas células durante o esforço que são depositados nos tecidos circundantes. 

O nosso sistema linfático é responsável pela eliminação desses resíduos, contudo o alto nível de atividade pode afetar esse mecanismo e atrasar a eliminação do organismo. 

Todos os envolvidos em alguma atividade física já experimentaram dor muscular pós treino. 

Pensa desta forma, o músculo é como uma resma de papel, cada folha representa uma fibra muscular individual, se colocares um pouco de areia entre cada folha já não terás uma resma compacta em que todas as folhas se movem de forma uniforme. O movimento torna-se mais difícil devido a fricção. 

A massagem remove essa areia, restaurando a mobilidade e eliminando os resíduos em excesso.

 O que nos leva ao tema seguinte, como os músculos se desenvolvem e como a massagem tem um papel importante nesse processo.

Os músculos, como tudo o resto neste mundo, necessitam de nutrientes de forma que se possam desenvolver. Daí a expressão “és aquilo que comes”. 

Uma dieta adequada deve fornecer ao organismo os nutrientes adequados. Contudo existem outros fatores de igual importância e que muitas vezes são negligenciados, tais como, o descanso e a recuperação.

Quando um músculo contrai nem todas as fibras musculares contraem ao mesmo tempo. O que na realidade acontece é um processo em que o cérebro processa a informação, sinaliza o esforço e envia a informação através do sistema nervoso que ativa as fibras musculares necessárias.

Com certeza já te aconteceu quase atirares algo que te pareceu mais pesado do que aquilo que realmente era. Isso porque o teu cérebro calculou de forma errada o esforço necessário. 

Por outro lado, segurar uma carga pesada vai-se tornando cada vez mais difícil, isso acontece porque as fibras utilizadas originalmente vão ficando mais cansadas e perdem a capacidade de contração. Desta forma novas fibras vão ser solicitados de forma que consigas continuar o esforço até ao falho muscular.

Então terminas o teu treino, hidratas, comes bem e descansas. O que mais podes fazer?

Os músculos que treinaste ao máximo continuam inflamados com todos os resíduos metabólicos produzidos durante a sessão de treino.

 O corpo tem de processar também todo o stress e resíduos provocados ao longo do dia de trabalho e outras toxinas que são produzidas, ingeridas e que encontramos no ambiente que nos rodeia. 

Como já foi dito anteriormente a dor muscular pós treino é resultado de o sistema linfático não conseguir processar os resíduos metabólicos e como atleta dedicado que és treinas 4-6x por semana, puxando constantemente pelos teus limites o que cria constantemente resíduos que vão sendo acumulados. É aqui que eu entro como massagista!

 Mobilizar os resíduos metabólicos acumulados nos tecidos acelera os processos de eliminação do sistema linfático o que cria potencial para o crescimento.

Promove a circulação sanguínea que transporta nutrientes e oxigénio as células.

Mantém a fluidez das articulações, previne a ocorrência de aderências entre músculos, tendões e articulações.

A flexibilidade desempenha um papel importante para o desenvolvimento muscular, a capacidade de executar o movimento em toda a sua amplitude promove maior capacidade de recrutamento de fibras musculares.

A massagem alonga os músculos de forma efetiva. O alongamento liberta os músculos da sua rigidez e confere a capacidade de contrair de forma mais eficiente

Se tens dificuldade em conciliar o sono, que é vital para a recuperação e saúde, a massagem ajuda a que o teu organismo liberte endorfinas que promovem o estado de relaxamento.

São inúmeros os benefícios da massagem no desenvolvimento muscular:

Pois aumenta a amplitude de movimento que garante que o músculo alonge e contraia sem o risco de lesão.

Aumenta a circulação que remove resíduos e transporta nutrientes até as células.

Liberta o músculo da sua rigidez para que se torne apto para contrair naturalmente.

Promove a recuperação e descanso, de forma que voltes ao ginásio com energias renovadas e continues a crescer.

 

Como terapeuta posso providenciar a massagem que melhor se adapte as tuas necessidades.

Como atleta a massagem é essencial na manutenção da saúde muscular e mobilidade das articulações.

Contacta-me!

Comentários

Mensagens populares