A Estória do Velho Agricultor


 








 Era uma vez, um velho agricultor ao qual certo dia fugiu um cavalo. Ao saber da notícia os vizinhos apressaram-se a lamentar o sucedido: “Que má sorte o cavalo ter fugido.”, “Que coisa terrível…”

 Ao que o agricultor respondia:

  “Talvez.”

 No dia seguinte o cavalo reapareceu trazendo com ele oito cavalos selvagens.

 Quando os vizinhos do agricultor tomaram conhecimento do sucedido apressaram-se a congratulá-lo: “Que sorte! Agora tens nove cavalos.”

 “Talvez “respondia o agricultor.

 O filho do agricultor tentou domar um dos cavalos selvagens e no intento foi atirado do dorso e partiu uma perna.

 Logo os vizinhos se apressaram a visitá-lo e a expressar a sua lástima: “Que infortúnio, o teu filho ter partido a perna dessa forma, foi mesmo azar…”

 “Talvez.”

 Pouco tempo depois passou naquelas terras um agente de alistamento a recrutar jovens para uma terrível guerra que naquela altura decorria. Ao bater a porta do agricultor pôde observar o estado lastimável do rapaz que mal se podia pôr de pé e seguiu viagem a visitar outras casas e a recrutar os jovens que aí viviam.

 Moral da história:

 Certas bênçãos surgem mascaradas de infortúnios.

 Nunca sabemos se as consequências de um simples evento serão boas ou más. Nenhum evento ocorre de forma independente, por cada evento sempre irá ocorrer outro. Cada um ocorre em seguimento do anterior, um a seguir ao outro… uma coisa leva a outra que por sua vez leva a outra, que leva a outra, que…

 O que nos resta é tomar a melhor decisão possível no decorrer de cada acontecimento e tirar o máximo partido da situação.

 Como no caso do agricultor, o cavalo poderia nunca ter fugido, nunca voltaria com os cavalos selvagens e o filho do agricultor não partiria a perna a tentar domá-los e então seria recrutado para a guerra e poderia nunca mais voltar.

 A vida é infinitamente complexa e na maioria dos casos não somos cognoscentes das consequências de cada incidente. Por vezes as coisas não acontecem como queremos o que em muitas dos casos funciona em nosso benefício.

Continua á procura, aquilo que desejas está por aí é só uma questão de tempo até que encontres.

 E ao cair do cavalo, o que vai acontecer, sacode o pó e volta a montar. Por vezes a queda traz uma nova perspetiva, sejam quais forem os acontecimentos que se te deparem ou os altos e baixos que a vida te apresente.   A única coisa sobre a qual tens controle e sobre ti próprio. A tuas reações, respostas e pensamentos sobre os acontecimentos que se desenrolam na tua vida.

 Se realmente pretendes determinado resultado e se as tuas ações se alinham com os teus desejos é provável que atinjas os teus objetivos.

 Se as coisas não correrem como planeado, tem calma, procura o ponto positivo na situação. Mantém-te preparado, positivo e otimista. Por certo coisas boas irão acontecer. Acredita, de alguma forma o Universo vai conspirar a teu favor.

Comentários

Mensagens populares