Monohidratado de Creatina
Monohidrato de creatina é o combustível do sistema ATP no teu corpo, utilizado nos esforços intensos de curta duração, tais como os levantamentos máximos ou no arranque nos sprints de 100 metros. Podes encontrar creatina em pequenas quantidades nos alimentos de origem animal, contudo durante o processo de confecção a maior parte é destruída. Também é produzida no fígados rins a partir dos aminoácidos Arginina, Glicina e Methionina.
90% do monohidrato de creatina no teu corpo pode ser encontrado nos músculos esqueléticos. Também de ressalvar que a creatina é o suplemento mais barato no mercado comparando o ratio custo benefício
Foram realizados diversos estudos ao longo dos anos que comprovaram os benefícios da utilização do monohidrato de creatina, tais como:
-Ajuda às células musculares na produção de energia
-Melhorando a performance em exercícios de alta intensidade
-Acelerando o crescimento muscular
-Possíveis benefícios em algumas doenças, tais como: Parkinson, Alzheimer, Epilepsia
-Na melhoria da função cerebral
Obviamente como culturistas o foco do teu interesse estará nos benefícios do monohidrato de creatina no crescimento muscular. É evidente o facto do monohidratado de creatina ajudar na síntese proteica. Um estudo realizado por Williams,1998 concluí que a suplementação de creatina tem efeito no aumento de massa muscular e dos níveis de energia, o que melhora a qualidade do treino o que é uma mais valia para atingir os teus objectivos.
Não existem evidências científicas que demonstrem efeitos colaterais derivados da utilização prolongada do monohidrato de creatina. A única coisa a registar é da possibilidade de ocorrerem cãibras. Este facto poderá dever-se ao aumento de fluido nos músculos, o que poderá diluir os níveis de electrólitos. Ingerindo mais eletrólitos na dieta resolverás este problema e eliminarás os sintomas
O monohidrato de creatina tem um efeito volumizador das células, pois conduz fluidos para os músculos, fazendo com que fiques com um aspecto mais muscular, este processo também serve como estímulo para a síntese proteica, pois transporta nutrientes para os músculos acelerando o processo de recuperação. O resultado a longo termo será a melhoria da habilidade de criar massa muscular.