Fatores Emocionais no Aumento de Peso


















São vários os fatores emocionais que podem levar ao aumento de peso ou impedir a sua perda.
Existem casos em que o indivíduo ingere alimentos em grandes quantidades num curto espaço de tempo e só pára quando empanturrado, quando presente e não tratada a compulsão alimentar  inviabiliza todos os esforços no sentido de emagrecer.
Outro dos factores emocionais que pode afectar o peso é o da depressão, as sensações de tristeza e angústia podem provocar alterações a nível do comportamento alimentar. Em muitos casos a auto-depreciação e pessimismo, o isolamento e confusão mental impedem a motivação para a dieta cuidada e para a prática de exercício físico.
Pessoas ansiosas, tensas, excessivamente preocupadas, com medos diversos podem encontrar nos alimentos o conforto e o escape para os seus problemas.
Em muitos casos o aumento de peso pode servir como escudo para evitar relacionamentos, o não assumir da própria sexualidade ou mesmo como forma de rebelião passiva a situações conjugais insatisfatórias ou conflituosas.
Está comprovado que o stress tem influência sobre o peso corporal, seja pelo impacto negativo que exerce no sistema hormonal, pela utilização de algum tipo medicação no seu tratamento, pelo aumento da quantidade de comida ingerida quando utilizada de forma a atuar inadequadamente como  mecanismo anti-stress.
Casos em que o indivíduo sente dificuldades no relacionamento familiar, conjugal,social (timidez excessiva, agressividade social, baixa qualidade da vida social) podem levar a que a comida seja utilizada mais uma vez como forma de compensação.
Comer em excesso influenciado pelos sentimentos pode trazer sérios riscos para a saúde. Muitas pessoas cometem excessos alimentares como busca inconsciente, de forma a amenizar sensações desagradáveis, tais como: cansaço, stress, solidão, tristeza, raiva, desenvolvendo desta forma um quadro de sobrepeso.
Para além das doenças relacionadas ao sobrepeso, como a pressão alta, diabetes, doenças cardíacas e enfarte, também  os efeitos emocionais são preocupantes, a mudança os comportamentos alimentares envolve questões físicas e emocionais que são por vezes difíceis de modificar.

Mensagens populares